Como evitar ruídos do motor no som do seu carro

Venho trazer neste artigo um problema que vez ou outra acontece no carro de alguém, é o chamado RUÍDO DO MOTOR NO SOM DO CARRO, isto acontece quando há um problema na instalação do som e nos vamos apresentar algumas dicas e formas de como evitar isso.

ruido-som-carro

Um equipamento de som mal instalado pode resultar em ruídos na reprodução das suas músicas preferidas. Mas o serviço de atendimento técnico da Arlen, empresa especializada em projetos de sonorização automotiva, nos explicou algumas dicas para solucionar ou pelo menos evitar que você tenha em seu carro um som com ruídos. Primeiro, veja alguns procedimentos básicos para corrigir os erros na instalação do equipamento:

Cuidados para puxar corrente da bateria
Ao puxar corrente da bateria, o cabo de força nunca deve dar voltas por dentro do motor. O ideal é que ele passe para dentro do carro pelo local mais perto da bateria. Quanto menor o cabo dentro do motor, melhor. E nunca deve-se passar o cabo próximo da bobina e do bloco de injeção eletrônica. Também é recomendável não passar a fiação próxima do conta-giros.

Cabos com bitola correta
Deve-se utilizar sempre cabos de bitola certa: cabo de força, cabo de sinal e cabos para alto-falantes. Se na loja não tiver, o proprietário do veículo pode adquirir em outro local. Vide tabela abaixo:

Faixa de potência Corrente consumo Bitola do cabo
de 01 a 50 watts RMS 7,2 ampéres 16 AWG
de 51 a 100 watts RMS 14,4 ampéres 12 AWG
de 101 a 250 watts RMS 36,2 ampéres 6 AWG
de 251 a 500 watts RMS 72,5 ampéres 4 AWG
de 501 a 1000 watts RMS 145 ampéres 2 AWG
de 1001 a 1500 watts RMS 250 ampéres 1/0 AWG
de 1501 a 2000 watts RMS 290 ampéres 2/0 AWG
de 2001 a 2500 watts RMS 362 ampéres 2/0 AWG
de 2501 a 3000 watts RMS 434 ampéres 2/0 AWG
de 3001 a 3500 watts RMS 507 ampéres 3/0 AWG

Um cabo de 3/0 AWG, por exemplo, tem o diâmetro de um punho de um homem.

Nunca junte os cabos de força, de sinal e do alto falante
Esqueça aquela mania de juntar tudo e enrolar com fita isolante. O cabo de força passa pelo lado esquerdo, o do alto-falante, pelo lado direito e o cabo de sinal pelo meio. Nunca é demais lembrar que o cabo de sinal tem de ser de dupla blindagem.

Aterramento
O ponto de aterramento tem de estar muito bem limpo. Para isso, deve-se usar o multímetro para medir o ponto de aterramento. O ponteiro não pode se mexer.

Amplificador
Essas são as regras básicas para se trabalhar na causa dos ruídos. Se você fez tudo isso e o ruído continuou, não se desespere. Comece a trabalhar sobre o efeito. O primeiro passo é identificar de onde vem o ruído. Desligue o amplificador, se parar, está aí o problema. Verifique toda ligação, plugue, cabos, aterramento etc. Se for o caso, troque por um modelo igual para certificar-se que o problema está no aparelho.

Antena
Desconecte a antena, se o ruído não parar, verifique se o cabo está partido. Se estiver em perfeito estado, deve-se fazer um aterramento na antena, da base à lataria do carro. Pode-se utilizar um cabo tipo malha ou de força.

Fios
Tire o CD Player ou toca-fitas do painel e segure um pouco afastado. Se o ruído parar e, quando você o coloca de volta, o ruído reaparecer, o problema está no painel do carro, que tem muitos fios passado por dentro dele. Procure empurrar esses fios para cima, colocando-os na posição mais distante possível do aparelho.

Motor
Procure um ELETRICISTA DE CARRO peça para ele verificar se existe algum problema na instalação elétrica do seu carro.

Cabo de velas supressivo
Nos carros antigos é comum eliminar o ruído do motor no som com a troca dos cabos de velas convencionais por cabos de velas supressivos.

Ajuste do ganho do módulo
Uma alternativa que pode eliminar facilmente os ruídos é reduzir o ganho do módulo amplificador. Alguns instaladores regulam o som deixando o ganho dos canais do módulo no máximo, no entanto esta não é a melhor alternativa, pois aumenta a probabilidade da ocorrência de ruídos no som, além de reduzir as possibilidades de equalização do som.

Este tipo de problema de regulagem do módulo pode ser identificado quando o volume do CD/DVD Player está no nível 10 (assumindo varia entre 0 e 50) e já é possível perceber que o som está muito alto, próximo do limite máximo. O ideal é ajustar o ganho dos canais do(s) módulo(s) para que o som atinja seu limite máximo perto do volume 40 (por exemplo), assim será possível evitar a emissão de ruídos, utilizar melhor a escala de volume e equalizar adequadamente o som do seu carro.

Aterramento do CD/DVD Player
A melhoria no aterramento do CD/DVD Player pode eliminar o ruído do motor no som de carros que tenham módulo amplificador ou não. Esta melhoria pode ser realizada acrescentando um fio de aterramento, além daquele fornecido no chicote original do carro. Para isto basta conectar uma das extremidades de um fio à lata (nas proximidades do CD/DVD Player) do carro, e conectar a outra extremidade do fio na carcaça do CD/DVD Player.

Dica: É fácil encontrar um parafuso conectado à lata do carro nas proximidades do porta-fusíveis original, então basta acoplar o fio a este parafuso e conectar a outra extremidade no CD/DVD Player. Assim não é necessário realizar nenhum furo na lata do carro.

Filtros supressores de ruídos
Como última alternativa para eliminar o ruído do motor é recomendada a instalação de um item adicional, o filtro supressor de ruídos que pode ser instalado na alimentação do CD/DVD Player ou nos cabos RCA, de acordo com o modelo escolhido.

É importante esclarecer que uma instalação bem feita, associada a equipamentos de qualidade dispensa a instalação deste tipo de filtro, contudo é compreensível que a aquisição de um filtro normalmente seja mais barata que a troca dos equipamentos de som.