Protetor eletrônico para saída de som do amplificador.

Com este circuito você protege as saídas de do amplificador contra curto-circuito  nos fios dos alto-falantes,  sobre saturação dos alto-falantes, caso a bobina do alto-falante entre em curto e outras causas que possam danificar os transistores de saída do amplificador que geralmente são caros.

vemos abaixo o esquema eletrônico do PROTETOR

CLICK  PARA AMPLIAR

Posição dos componentes na placa de circuito impresso:

Máscara de componentes logo abaixo:

O Layout da placa de circuito impresso:

Esquema de ligações do circuito com o amplificador.

Esta ligação com o amplificador e a fonte de alimentação independente, caso queira usar a fonte do amplificador utilize o terra do amplificador no circuito de proteção,

OBS.: Para realizar as nossas montagens é preciso um pouco de conhecimento em eletrônica e eletricidade.

Abaixo você tem um esquema de fonte independente para o protetor.

CLICK PARA AMPLIAR

Placa da fonte independente.

6 Comments

  1. Tenho algum conhecimento, que me permite montar a placa sem maiores problemas mas… gostaria de saber qual a finalidade do trim pot do circuito? Já vi outros projetos que não utilizavam esse componente. Aguardo.

  2. Claudio,

    O trim tem finalidade de ajustar o tempo para acionar os réles onde estão conectados os alto falantes, o circuito protetor evita a queima das saídas do amplificador em caso de curto na presença de tensão cc.

  3. Neste circuito da proteçao existe três transistores,mas tem um desenho de transistor que não tem nome,,,que componente é?

  4. Nicolam vc tem razão, está sem identificação, ele não é transistor e sim um led de condição, assim que vc ligar o amplificador o led acende e vai apagar quando o circuito habilitar os contatos dos réles.

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.





um × = 2