CALCULAR IMPEDÂNCIA DE ALTO FALANTES EM SÉRIE E PARALELO

Calcúlos de impedância

Vários esquemas de ligações em SÉRIE e PARALELO de alto falantes. CÁLCULO DE IMPEDÂNCIA NA LIGAÇÃO DE ALTO-FALANTES.


Ligações de alto falantes de bobina simples

Em alguns casos utilizamos mais de um alto-falante em um mesmo canal de um amplificador ou rádio. Isto muitas vezes pode afetar o bom funcionamento do equipamento. Um equipamento pode ser afetado, se tiver conectado a sua saída, uma impedância menor do que a suportada por ele. Podemos explicar este fenômeno através de uma simples análise da 2a Lei de Ohm, onde:

R – resistência (Ohms – )

Z – impedância (Ohms – )

U – tensão (Volts – V)

I – corrente (Ampère – A)

R = V / I ou no nosso caso      Z = V / I portanto;

I = V / Z

com esta fórmula podemos ver que ao diminuirmos a impedância, temos um valor maior de corrente, e muitas vezes este valor não é suportado pelo equipamento. Devemos ter muito cuidado com associações de alto-falantes, respeitando sempre a impedância mínima do equipamento (amplificador, rádio, etc).

Associação em série PARA REALIZAR CALCULOS

A associação em série é muito utilizada no meio de áudio em geral, pois muitas vezes não possuímos equipamentos capazes de suportar baixos valores de impedância, o que nos faz utilizar uma associação em série. A associação em série resulta sempre em um aumento do valor da impedância, pois o resultado final de uma associação em série será a soma de todas as resistências (impedâncias) do sistema. Podemos calcular o resultado de uma associação em série a partir da seguinte fórmula:

Ztotal = Z1 + Z2 + Z3 + Z4 + …… + Zn

Associação em paralelo PARA REALIZAR CALCULOS

A associação em paralelo é muito utilizada em casos onde se pode aplicar um baixo valor de impedância, pois com isso pode-se tirar um melhor aproveitamento do aparelho. Quanto menor for a impedância, maior será a potência fornecida pelo aparelho. Vale observar que todos equipamentos possuem um limite, e isto deve ser respeitado. O resultado da associação em paralelo pode ser obtido através da seguinte fórmula:

Esta fórmula pode ser utilizada com quantos alto-falantes forem necessários, porém se houverem apenas dois alto-falantes, pode-se utilizar a seguinte fórmula:

Caso todos os alto-falantes tenham o mesmo valor de impedância, basta dividir o valor da impedância pelo número de alto-falantes conforme a fórmula abaixo:

A associação em paralelo pode ser obtida através da seguinte ligação:

IMPORTANTE:

1 – A solda entre o fio e os terminais dos alto-falantes tem que ser de boa qualidade.
2 – Sempre respeitar as polaridades dos alto-falantes.
3 – Em caso da utilização de amplificadores de alto potência utilize fio de bitola grossa 10, 12 na ligações com os alto-falantes
4 – Para evitar a queima de woofers, drivers e tweters sempre faça a utilização de um crossover passivo ou ativo.

Esse esquema de ligação é para 8 alto falantes de 18 Polegadas 4 ohms de 1100 WRMS para um modulo de 10.000 WRMS

Ligações de alto falantes de dupla bobina

Impedãncia:
A Maioria dos alto falantes automotivos é de 2ohms, 4ohms, 2+2ohms ou 4+4ohms e os profissionais de 4 e 8ohms, sendo assim a ligação dos falantes tem que ter a mesma impedância dos amplificadores, ou seja, se o módulo possui 2 saídas de 4ohms, você tem que ter dois falantes de 4ohms, um em cada canal.

Tecnicamente, impedância é o resultado da reatância capacitiva e da reatância indutiva em um determinado circuito. De uma maneira bastante resumida, impedância pode ser definida como a resistência elétrica (medida em Ohms) de um circuito por onde passa uma corrente alternada. Em um alto-falante essa resistência varia de acordo com a freqüência (medida em Hz) dessa corrente elétrica. E é justamente porque varia conforme a freqüência que a resistência de um alto-falante chama-se impedância (e não simplesmente resistência). Também por esse motivo você nunca vai conseguir medir a impedância de um alto-falante apenas usando um multímetro.

Bobina Dupla X Bobina Simples
A Bobina dupla foi inventada para poder combinar mais ligações apenas, ela tem o mesmo tamanho e potência da simples (no caso do mesmo modelo de falante) e por isso NÃO TOCA MAIS, as duas são iguais quanto à potência, e em alguns casos muda-se alguns poucos parametros do falante.
A Bobina dupla é dividida em 2, ou seja, tem 2 saídas, 2 pares (+) e (-) e pode ser ligada em Série ou Paralelo, já a bobina simples, pode ser ligada em série ou paralelo se combinar 2 ou mais falantes.

Ligação em paralelo:
O objetivo de se fazer uma ligação em paralelo é o de diminuir o valor da impedância. Quanto mais alto-falantes ligados em paralelo menor será a impedância. Para se ligar um ou mais alto-falantes em paralelo basta unir os pólos positivos com os pólos positivos e os negativos com os negativos, o valor final da impedância é calculado pela seguinte fórmula:

Z = 1 / [ (1/z1) + (1/z2) + ... (1/zn)]
onde:
Z = impedância final
z1 = z2 = zn = impedância nominal de cada alto-falante envolvido na ligação
* Em resumo, a ligação em Paralelo DIVIDE a impedância, onde 4 falantes dividido por 4ohms (caso forem 4ohms cada) ficaria então 4/4=1ohm, ou veja mais exêmplos de ligações mais abaixo.

Ligação em série: O objetivo de se ligar alto-falantes em série é aumentar o valor da impedância. Quanto mais alto-falantes ligados em série maior será a impedância. Para se ligar um ou mais alto-falantes em série, basta unir o pólo positivo do primeiro alto-falante com o pólo negativo do segundo alto-falante. Dessa forma, sobram dois pólos (um positivo e um negativo) os quais serão ligados ao amplificador. O valor final da impedância é calculado pela seguinte fórmula:

Z = z1 + z2 + … zn
onde:
Z = impedância final
z1 = z2 = zn = impedância nominal de cada alto-falante envolvido na ligação

* Em resumo, a ligação em Série SOMA a impedância, onde por exêmplo 2 falantes de 4ohms em série, ficariam 4+4= 8ohms, ou veja mais exêmplos de ligações mais abaixo.

LIGAÇÕES DE ALTO FALANTES COM BOBINAS DUPLAS (BD)



(1300)

14 Comentários para: “CALCULAR IMPEDÂNCIA DE ALTO FALANTES EM SÉRIE E PARALELO

  1. Olá!! eu tenho 3 woofer de 600 rms e 4 homs cada um, qual amplificador eu deveria usar (caracteristicas)?? Obrigado!!

  2. olá , boa tarde gostaria de saber, se posso usar outro alto falante mais potente no mesmo modulo,
    eu tenho umna taramps 3000, tocando dois hard power 12 , queria saber se posso colocar mais 2 de 15 800 rms.. ou não iria dar certo pois queimaria o mais fraco ? muito obrigado

  3. GOSTARIA QUE ME AJUDASSE PRECISO FAZER UM ARRANJO DE 8 ALTOFALANTES DE 8 OHM PARA CASAR COM IMPEDANCIA DE SAÍDA DE UM EQUIPAMENTO DE 8OHM

  4. Amigo obrigado pelo comentário, faça uma pesquisa no site, vc vai encontrar
    uns 2 artigos com calculadoras e as ligações possíveis, ok

  5. João o mais importante nesse caso é a impedância, se ela diminuir muito pode sim queimar os de 12 se os mesmo forem
    de menor potência.

  6. Ola amigo, tenho dois Pioneer d2 e dois d4, queria ligar tudo junto, da pra usar tudo em um modulo ou preciso de dois modulos pra casar a impedancia?

  7. Olá bom dia.
    Tenho 4 subwoofer bomber bicho papão 700rms 2+2 bd.
    Tenho uma taramp’s 3.0 .
    Tenho 1 bateria de torre 110 amp e uma de caminhão de 170amp.
    como seria o correto para instalar o som ?

  8. tenho uma saida de 6homs posso liga um sub de 4homs ? se eu liga um resistor junto com o sub eu vou perde potencia?

  9. Ola amigos do sombox, parabens pelo site esta perfeito com uma linguegem de facil entendimento. Tenho uma pergunta, se eu ligar 3 auto falantes 2 de 800rms e 1 de 1500rms com 2,66 ohm de impedancia final em um modulo de 3500rms a 2ohms, vai queimar os falantes? O maior tocara a plena potencia sem queimar os menores? (o mesmo modulo ja toca os dois falantes de 800rms a 4 ohms a plena potencia sem queimar o fabricante informa q este modulo a 4ohms toca 2000 rms) se poderem me ajudar agradeço.

  10. Luciano,

    Olha se ele funciona com 4 ohms e o fabricante diz que a potência cai para 2000 RMS, essa ligação que vc está pretendendo fazer vai ter no final uma
    +- 4200 watts RMS pode e vai causar dano nos falantes de 800 watts se vc ligá-los em paralelo, agora se vc ligá-los em série o risco cai.

    Espero que vc tenha entendido.

  11. Malone,

    A impedância mínima de um amplificador tem que ser respeitada, se vc inserir um falante abaixo da mínima que o mesmo suporta vc vai causar a queima do
    circuito de potência (transistores de saída, resistores e até a fonte), ok.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado


quatro × 2 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>