CONSTRUINDO UM ENGENHO PARA ENROLAR BOBINAS DE CROSSOVER

Engenho para fabricar bobinas para crossover

Um engenho para enrolar bobinas de crossovers.

Num projeto de caixas acústicas para home theater que ando fazendo, deparei-me com o problema de enrolar bobinas para os divisores de frequência. Descobri uma idéia aqui e montei uma versão com o material de que dispunha. A maquininha é bastante simples e toda feita com sucata de compensado e MDF, mais uma barra rosqueada e um contador de voltas. Este pode ser substituído por um micro-switch ligado a um mouse ou porta serial, usando o contador Java encontrado no mesmo lugar já indicado. Outra idéia, sugestão de Luciano, PY2BBS, é colocar um micro-switch ligado à tecla de “igual” de uma calculadora simples. Basta então teclar “+1” e depois começar a enrolar. Esta idéia tem a vantagem que se pode retirar espiras, teclando “-1”, o contador mecânico não permite contagem decrescente. As fotos permitem se compreender a montagem e funcionamento. A forma do enrolamento é presa entre os dois discos de MDF, o fio é passado num dos furos no mesmo disco, e depois é só ir enrolando e observando o número de espiras. Também se pode usar para transformadores, entre cada camada de fio se deverá colocar material isolante adequado.

Um dos discos tem furos para permitir prender o fio do início do enrolamento

Pode ser usado quase qualquer forma para o enrolamento

Um pedaço de cabo de vassoura foi revestido com feltro, duas porcas nas extremidades permitem ajustar a tensão no fio.

Algumas bobinas em uso num protótipo de divisor de frequência (crossover). Para as menores, usei um pedaço de cano de PVC para água de 25mm, depois retirei e prendi com fita crepe.

Para a bobina maior cortei dois discos de material plástico, desses utilizados em boxes para banheiro, fiz furos para passagem dos fios e colei com Araldite. O ferrite que está visível na foto, colado no interior da bobina, serve para ajuste preciso do valor de indutância.

A versão definitiva será feita com maquinário sério! O importante é que o resultado é excelente. Para satisfazer a curiosidade, a caixa utiliza woofer Bomber brasileiro, tweeter VIFA dinamarquês, está sendo feita com muito capricho no projeto mecânico, nas medições de resposta acústica e projeto do crossover.

Algumas bobinas que produzi

1 Comment

  1. bom dia, tudo bem? existe alguma calculadora para se fazer as bobinas? exemplo se colocar os mm do fio os valores em mH e dar o valor de voltas que precisa? e para potencia que aguenta tbm seria interessante né? existe alguma coisa assim?

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.





2 + três =