CONSTRUINDO UM ENGENHO PARA ENROLAR BOBINAS DE CROSSOVER
|Um engenho para enrolar bobinas de crossovers.
Num projeto de caixas acústicas para home theater que ando fazendo, deparei-me com o problema de enrolar bobinas para os divisores de frequência. Descobri uma idéia aqui e montei uma versão com o material de que dispunha. A maquininha é bastante simples e toda feita com sucata de compensado e MDF, mais uma barra rosqueada e um contador de voltas. Este pode ser substituído por um micro-switch ligado a um mouse ou porta serial, usando o contador Java encontrado no mesmo lugar já indicado. Outra idéia, sugestão de Luciano, PY2BBS, é colocar um micro-switch ligado à tecla de “igual” de uma calculadora simples. Basta então teclar “+1” e depois começar a enrolar. Esta idéia tem a vantagem que se pode retirar espiras, teclando “-1”, o contador mecânico não permite contagem decrescente. As fotos permitem se compreender a montagem e funcionamento. A forma do enrolamento é presa entre os dois discos de MDF, o fio é passado num dos furos no mesmo disco, e depois é só ir enrolando e observando o número de espiras. Também se pode usar para transformadores, entre cada camada de fio se deverá colocar material isolante adequado.
Um dos discos tem furos para permitir prender o fio do início do enrolamento
Pode ser usado quase qualquer forma para o enrolamento
Um pedaço de cabo de vassoura foi revestido com feltro, duas porcas nas extremidades permitem ajustar a tensão no fio.
Algumas bobinas em uso num protótipo de divisor de frequência (crossover). Para as menores, usei um pedaço de cano de PVC para água de 25mm, depois retirei e prendi com fita crepe.
Para a bobina maior cortei dois discos de material plástico, desses utilizados em boxes para banheiro, fiz furos para passagem dos fios e colei com Araldite. O ferrite que está visível na foto, colado no interior da bobina, serve para ajuste preciso do valor de indutância.
A versão definitiva será feita com maquinário sério! O importante é que o resultado é excelente. Para satisfazer a curiosidade, a caixa utiliza woofer Bomber brasileiro, tweeter VIFA dinamarquês, está sendo feita com muito capricho no projeto mecânico, nas medições de resposta acústica e projeto do crossover.
Algumas bobinas que produzi