Configuração de caixas para sistema PA de sonorização.
|Modernos sistemas de reforço de som tenham implementado a tecnologia de linha de matriz (LINE ARRAY)
como um meio muito eficaz de fornecer uma cobertura coerente e até mesmo acústico em uma grande variedade de espaços acústicos. Apesar de não ser adequado para todos os espaços acústicos, matrizes de linha são bem adequados para aplicações onde a cobertura de largura horizontal e lançamento longo são especificados.
Matrizes linha são simplesmente uma coleção de fontes acústicas individuais que obedecem certas restrições. Do ponto de vista puramente técnico, as fontes individuais devem ter todos a mesma amplitude e de fase e também deve ser muito perto
uns aos outros (em relação à ele comprimentos de onda a ser reproduzidas pelas fontes) e o número de fontes deve ser muito grande.
A descrição correta técnica é exigir que o número de fontes de abordar o infinito eo espaçamento entre as fontes para se aproximar de zero. Obviamente, esta condição não é possível num sistema de reforço prático de som, ou qualquer outro sistema de realização, mas o conceito básico é aplicada a sistemas modernos.
Uma aproximação da situação ideal, acima referido, é ter o espaçamento entre as fontes de tornar-se muito pequeno e os comprimentos de onda sempre grande em comparação com a distância entre centros das fontes (altifalantes). este condição geralmente resulta em 3 projetos de sistemas de maneira porque é necessário “atravessar sobre “a um diâmetro menor conjunto de transdutores quando os comprimentos de onda se mais curto do que o centro de espaçamento centro. Como exemplo, considere um projeto de três vias que consiste de um 12 “(305mm) woofer diâmetro, um par de 6,5 “(165mm) de diâmetro médio dispositivos alcance e uma guia de ondas de alta freqüência. Neste exemplo, o centro mais próximo possível espaçamento centro de um segundo 12 “woofer é de 12” (305mm). Este espaçamento também representa um comprimento de onda de 12 “e prática padrão é o de manter um cruzamento de freqüência em que a equação é simples, espaçamento mínimo de dispositivos = comprimento de onda / 2. Quando esta condição espaçamento é observada do lóbulo principal polar é bem definidos e os lóbulos laterais são pequenas em comparação com o lóbulo principal.
Este relação implica o cruzamento entre o Woofer de 12 “ea gama média dispositivos deve ser aproximadamente de 565Hz. Isto é facilmente alcançado e uma vez que é desejável para assegurar que o espaçamento é muito menor do que os comprimentos de onda sendo irradiava a freqüência de cruzamento pode ser facilmente selecionado para ser muito menor.
Para um típico 6,5 alto-falante “do, crossover pode ser 400Hz. A freqüência de cruzamento seguinte, entre os 6.5 “falantes e as altas guia de ondas de freqüência, também deve atender à restrição de comprimentos de onda, sendo longo quando comparado com o espaçamento dispositivo. Para o exemplo escolhido o mais próximo, espaçamento possível entre dois alto-falantes de 6,5 “de diâmetro de gama média é de 6,5” (165mm). A fim de manter os critérios de comprimento de onda / 2, ou melhor, o crossover frequência deve ser de 1044Hz ou inferior. (Embora este é facilmente realizado com eletrônicos ativos ou passivos a confiabilidade de muitos motoristas de alta freqüência torna-se comprometida abaixo 1500Hz). No entanto, esta freqüência de cruzamento é facilmente alcançada, ou pelo menos um ponto de cruzamento perto desta frequência.
A grande dificuldade é encontrada quando se tenta satisfazer essas mesmas exigências do espaçamento entre o dispositivos, sendo reduzido em comparação com o irradiada comprimentos de onda no limite de alta frequência do reforço de som sistema. Se limitar a resposta de alta freqüência de um sistema típico de 16kHz nós encontrar o comprimento de onda em que a freqüência é de 0,85 “(21,5 milímetros).
A fim de observar o relação adequada entre o espaçamento do dispositivo e os comprimentos de onda de alta Os dispositivos de freqüência deve ser mais perto do que 0,42 “(10,8 milímetros).
Não há disponível dispositivos que podem produzir a combinação requerida de nível de pressão de som e confiabilidade de um sistema de sonorização e atender aos requisitos de espaçamento para a resposta polar bom.
Os fabricantes têm empregue uma variedade de soluções, a fim de satisfazer estes requisitos de uma forma razoável. Tweeters Ribbon e combinação de fita tweeters têm sido utilizados, bem como uma variedade de métodos de lente acústica.
Os dispositivos acústicos de lentes têm sido utilizados a fim de permitir a alta eficiência compressão de saída acústica driver a ser convertido de uma esfericamente divergentes geometria para uma frente de onda relativamente plana, com uma “fita”, ou retangular geometria. Dispositivos de lente acústica são, de longe o mais popular e amplamente utilizado