Entenda o funcionamento básico do sistema de 70 Volts
|Quando você trabalha na área de sonorização já se deparou com um sistema chamado de 70 VOLTS, e neste artigo iremos descrever um pouco do seu funcionamento.
Em uma instalação em que você precisa para executar um grande número de alto-falantes de menor volume, tais como um sistema de paginação, um restaurante sistema de música de fundo, ou uma instalação igreja, a solução mais fácil é o sistema de 70 volts sistema de distribuição de alto-falantes.
Há um equívoco que 70 volts sistemas requerem uma grande quantidade de conhecimento adicional para instalar o sistema e exigem uma grande quantidade de hardware especializado e equipamentos. Na verdade, este não é o caso. Outro equívoco comum para o sistema de 70 volts é a sensação de que há uma seleção limitada de equipamentos de alta qualidade de som (alto-falantes e amplificadores, misturadores), que são projetados para 70 volts aplicações.
O sistema de 70 volts é realmente mais difícil de entender do que um sistema de áudio padrão quando algumas regras básicas são compreendidos. Também não há nenhuma verdade no boato de que você está limitado a seleção limitada de um instalador de componentes de áudio. Na verdade, quase todo o produto Yorkville pode ser adaptado a 70 volts de serviço, incluindo a MP e AP misturadores movidos a série e quase qualquer um dos amplificadores de potência os nossos.
Como uma vantagem adicional, em qualquer sistema de 70 volts, cada caixa de som individual pode ter o seu próprio controle de nível de volume, conhecido como uma torneira de alimentação. Em um sistema de áudio padrão (com armários de 8 ohms ou 4 ohms em um amplificador de potência) que você está limitado ao número de armários que você pode carregar para o amplificador.Além disso, todos os altifalantes em qualquer canal de um amplificador tem de estar no mesmo volume como qualquer outro altifalante em série.
Por exemplo, com um amplificador de potência Audiopro AP2020, você só podia executar oito caixas de altifalante de 8 Ohm (quatro 8-ohm falantes por canal amplificador de fazer uma carga de 2 ohms de cada lado). Embora seja possível ajustar o volume dos canais de amplificação individuais, todas as quatro colunas em cada canal teriam de estar no mesmo volume. Em um sistema de 70 volts você pode executar até 30 x armários C120 / 70 alto-falante de até 30 watts cada, cada um com sua própria configuração do nível de volume.
Fazem um sistema de 70 vots passo a passo.
1. Escolha falantes para cada local com a potência adequada, qualidade de som e preço. Eles deveriam ter construído em 70-volts transformadores que têm configurações de potência adequados. (O Coliseu C120 / 70 v pode ser definido para 10 watts, 20 ou 30, o C110 Coliseu tem 6 watts, 12,5 watts e 25 watts).
2. Faça uma lista de locais e níveis de energia.
3. Adicione-se a potência e adicionar cerca de 20% para permitir perdas. (Transformador fiscal perda … mais sobre isso mais tarde.)
4. Procure um amplificador com a potência mais adequada. Certifique-se de obter um amplificador com algum poder de sobra para adições ou no caso de algum dos oradores precisa ser aumentada em potência de sua estimativa original.
5. Depois de ter encontrado o amplificador, pode ser necessário para descobrir se ele precisa de um passo adicional até transformador como o Yorkville LT-70V. Um AP4040 irá conduzir 70 volts diretamente de cada canal. Um AP2020 irá conduzir 70 volts em modo 2-ohm ponte. O LT70V converterá os seguintes produtos Yorkville a 70 volts operação: MP6D e MM4D. (Mais sobre isso mais tarde também).
6. Ligue todas as colunas em paralelo e ligar para o amplificador. Use calibre 22 para corridas curtas, de baixa potência calibre 18 para maior potência ou corridas longas. Não use calibre 24 com amplificadores acima de 250 watts ou 22 calibre com amplificadores de 400 watts acima devido ao excesso de corrente em condições de falha.
7. Pode ser necessário alterar as configurações de alguns dos oradores para afinar a instalação, apenas a certeza de que não exceda a classificação amplificador, girando-se o poder em alto-falantes demais.
Exemplos de sistemas Em um sistema de restaurante / paginação simples e música de fundo que eu poderia facilmente usar um misturador MP6D alimentado (com o transformador LT-70V na saída do misturador) para conduzir tantos como 14 ou mais C120 / 70 armários e C110 armários na potência vários (volume), os níveis ao redor da sala.
Neste exemplo, eu gostaria de ter um total de 13 caixas acústicas no mixer uma potência, três gabinetes de 25 watts, seis a mais de 12,5 watts e um adicional de quatro a 6 watts.
- A matemática é simples:
- 6 x 12,5 watts = 75 watts
- 3 x 25 = 75 watts watts
- 4 x 6 = 24 watts watts
- Potência necessária Total = 174 watts
Agora temos que acomodar as perdas nos transformadores e cabos de conexão. Como uma regra geral, o sistema irá perder cerca de 20% da potência máxima do amplificador para a ineficiência dos transformadores e à perda do cabo. Temos de aplicar um 20% “imposto transformador ‘para nossas necessidades de energia, fazendo máxima do sistema chamar 208 watts (174 watts + 20% = 208,8 watts). Como sabemos que o MP6D não tem nenhum problema em execução até 200 watts, que deve ter espaço livre suficiente no sistema, tendo em mente que os 20% representa um cenário de pior caso, quando conduzido a níveis de saída de pico.
Em um sistema muito maior, como por uma grande catedral, pode ser necessário, por exemplo, como muitos como 96 caixas de alto-falantes em diferentes níveis de volume. Aqui podemos facilmente usar um amplificador de potência única AP4040 para dirigir toda a matriz. Neste sistema, podemos correr 40 x C120 / 70 armários de 30 watts cada, e mais 20 x C120 / 70 armários, 20 watts e 36 x C110 armários de 10 watts cada.
Neste caso, corre-33 da 30-watt C120 / 70 sobre o canal ‘A’ do AP4040. Os restantes 63 C120 / C110 70 e estão colocados no ‘B’ do canal do amplificador. Isto é para acomodar o facto de o AP4040 proporciona um total de 1200 watts por o lado.
- 33 x 30 watts = 990 watts (no canal A)
- 7 x 30 = 210 watts watts (no canal B)
- 20 x 20 watts = 400 watts
- 36 x 10 watts = 360 watts
- Potência necessária Total = 1960 watts
Nós adicionamos nossa “perda fiscal transformador” (novamente, cerca de 20% da produção disponível do sistema) fazendo a exigência do sistema sobre 2350 watts. Sabemos que um AP4040 facilmente entregar 2400 watts de modo que este exemplo vai funcionar bem.
Nenhum transformador LT-70V é necessário no amplificador de potência AP4040, neste caso, porque, em alguns casos, os amplificadores de potência irá gerar 70-volts de corrente por si próprias sem a assistência de qualquer passo adicional para cima do transformador. Explicação a seguir.
Se você optar por ligar os alto-falantes próprios em uma matriz de 70 volts, há uma variedade de transformadores lá fora, prontos para conectar-se a 8 ohms (ou 4 ohms) alto-falantes. Eles geralmente têm duas conexões para conectar os alto-falantes e fios diversos para se conectar à fonte de 70 volts. A potência é determinada pela escolha da potência desejada sobre a ligação de 70 volts. Isso lhe dará mais flexibilidade na potência do que comprar alto-falantes PREWIRED, e pode fazer qualquer gabinete alto-falante (como YSM1, YSM1i ou PL8 armários) disponível para sua matriz.
Transformadores são geralmente limitado a cerca de um máximo de 35 watts, o que é bom em instala gabinete mais multi.
70-volts sistemas da maneira mais difícil
Como vimos, os conceitos básicos de 70 volts sistemas não são geralmente de forma alguma tão difícil como todo mundo assume. Há alguma matemática necessária a criação de um sistema de modo estamos incluindo a versão curta da aula de matemática todo aqui. Parece ser necessário para os engenheiros de complicar as coisas apenas para fazer todos felizes. Aqui está a matemática real que você pode querer saber para testar seus requisitos completos para um sistema.
Eu odeio explicações de nada dos ratos de laboratório (nossos engenheiros). A explicação sempre envolve um pouco de matemática, algo a ver com as raízes quadradas, logaritmos … x vezes y sobre z coisas …. De alguma forma, a resposta parece sempre mais complicado quando os ‘ratos’ explicar. No entanto, aqui vamos nós …
1. Calcula-se a impedância do sistema: R = 70 volts quadrado / P. Esta deve ser maior do que a impedância da carga nominal do amplificador. Se você escolheu a potência corretamente, isso vai funcionar.
2. Calcule a tensão de amplificadores que pode funcionar para 70 volts sem transformador: E = raiz quadrada de (P x R)
Você pensou que eu estava brincando quando disse que ia ver raízes quadradas em sua explicação!
Nos exemplos acima, R = ohm, P = potência em watts e potencial electromotriz E = em volts.
Graças ao “os ratos” aprendemos outro termo novo hoje. potencial eletromotriz , ou a saída de potência do amplificador expressa em volts.
No caso do nosso amplificador de potência AP4040, para calcular se um transformador de 70 volts é necessário, nós olhamos para as especificações do amplificador e ver que ele é capaz de dirigir 1.200 watts por canal em 4 ohms. P (potência) x R (impedância) ou 1200 x 4 = 4800. Raiz quadrada de 4800 é 69,28 Volts ou perto o suficiente para 70-volts para funcionar bem.
Na realidade, a saída do amplificador é 69,28 volts, pouco menos do que os 70-volts o sistema foi concebido para, e, por conseguinte, a potência máxima do sistema não é o potencial. Neste caso, a diferença é insignificante, mas em alguns casos, a tensão de saída do amplificador pode ser substancialmente menor do que a óptima a 70 volts.Com tensões mais baixas, o sistema irá operar, mas você vai ter muito reduzida saída de áudio. Se você quer saber a matemática aqui, é um pouco mais complicada: Diferença% = 100 (1 – (E/70) 2)
No nosso exemplo do AP4040, seria ligar a 96,28 para o valor de E, executar a fórmula e obter uma resposta de 2,9%. Portanto, na verdade, no meu exemplo, cada alto-falante no sistema se encontra em produção 2,9% menor do que se fosse um total de 70-volts. O que é que, em dB perda real? Novamente, é insignificante, mas é evidente que existe uma fórmula para isso também. Você pensou que eu estava brincando quando disse que iria ouvir sobre logaritmos … aqui vai;
O cálculo de erro é dB dB = 20 log (E/70). lá vamos nós. Uma festa.
Se olharmos para o nosso misturador MP6D alimentado, e aplicar a mesma matemática descobrimos que pode ter um problema de condução de um sistema de 70 volts. O MP6D é capaz de dirigir 325 watts a 4 ohms. 325 x 4 = 1300. A raiz quadrada de 1300 é 36,05 volts, que é nada perto dos 70-volts necessários. Neste caso, um passo de LT-70V simples transformador elevador é necessária.