Conheça o alto-falante de GRAFENO produz som sem vibrar.

imagem_grafeno

Se você alguma vez pensou que o grafeno parece ser tão bom que só faltava falar, então não falta mais.
 
Mark Heath e David Horsell, da Universidade de Exeter, no Reino Unido, desenvolveram um método pioneiro que usa o grafeno para gerar sinais sonoros complexos e controláveis.
 
Em essência, o sistema combina alto-falante, amplificador e equalizador gráfico, tudo em um chip do tamanho de uma unha e sem quaisquer partes móveis.
 
De forma mais simples, é um alto-falante que produz som sem precisar vibrar.
 
Alto-falante com amplificador e equalizador
 
Os alto-falantes tradicionais vibram mecanicamente para produzir o som, usando uma bobina móvel e uma membrana que movimenta o ar em torno dela para frente e para trás. É uma tecnologia que quase não mudou em mais de um século.
 
Já a nova técnica não envolve peças móveis. Uma camada do grafeno é aquecida e resfriada por uma corrente elétrica alternada que representa o som – a mesma corrente que chega ao alto-falante comum , e a transferência dessa variação térmica para o ar faz com que ele se expanda e contraia, gerando as ondas sonoras.
 
Embora a conversão de calor em som não seja uma novidade, Heath e Horsell foram os primeiros a mostrar que esse processo simples permite que as frequências de som sejam misturadas, amplificadas e equalizadas – tudo dentro do mesmo dispositivo de tamanho milimétrico.
 
Veja matéria completa aqui por Inovação Tecnológica
 
TUDO SOGRE O GRAFENO