LIGAÇÕES DE PLUGS P10 COM OS XLR MACHO E FEMEA

Apresentamos aqui os esquemas de ligação dos sinais nos plugs de áudio para as situações mais comuns.

Conexão não-balanceada de áudio em mono

O plug mais usado é o P10 (1/4″) mono, também chamado erroneamente de “banana” (que é um outro tipo de plug).

Conexão balanceada de áudio em mono

Para conexão de microfones e equipamentos profissionais, é mais usado o cabo balanceado com plugs XLR (também chamado como plug “Canon”).

Muitos equipamentos oferecem conexão balanceada com plugs P10 (1/4″) stereo. Este tipo de plug é também conhecido como “TRS”, que são as iniciais das designações das partes do plug: Tip (ponta), que leva o sinal positivo (“hot”), Ring (anel), que leva o sinal negativo (“cold”), e Sleeve (capa), que é a conexão da blindagem.

Conexão de headphone stereo

O plug mais usado em equipamentos profissionais é o P10 (1/4″) stereo. Nessa conexão, a ponta do plug leva o sinal do canal esquerdo (Left), e o anel do plug leva o sinal do canal direito (Right).

Conexão de Insert

As mesas de mixagem (mixers) profissionais oferecem nos canais de entrada uma tomada de conexão chamada de “Insert”, que permite acoplar exclusivamente àquele canal um processador de efeito (ou algum outro dispositivo apropriado). O plug usado nesse tipo de conexão é o P10 (1/4″) stereo. Nessa conexão, a ponta do plug leva ao processador de efeito o sinal daquele canal de entrada do mixer, e o anel do plug traz para o canal o sinal que retorna do processador de efeito.

Conexão de Direct Out através do Insert

As mesas de mixagem profissionais oferecem nos canais de entrada uma tomada de conexão de saída chamada de “Direct Out”, que permite acoplar exclusivamente àquele canal a uma entrada do gravador (ou placa de áudio).

Quando a mesa não possui Direct Out, mas possui Insert, pode-se fazer com que a tomada de Insert funcione como Direct Out, ligando os pinos do plug conforme mostra a figura abaixo. Nesse caso, o sinal sairá do canal do mixer sem interromper seu caminho, exatamente como no caso do Direct Out. O plug usado nesse tipo de conexão é o P10 (1/4″) stereo na tomada de Insert da mesa, e o P10 mono na tomada de entrada do gravador. O pinos de Send e Return do plug stereo devem ser ligados.





Add a Comment